
ENTREMUNDOS 2025

Há momentos em que os próximos passos a serem dados carecem da sabedoria que já existe nos caminhos percorridos pelos nossos ancestrais. Se há um futuro a ser conhecido, se existe alguma mudança a ser realizada, se podemos chegar a um novo horizonte, mais vivo, mais dinâmico, mais profundo, mais engajado, mais relevante… tudo isso nascerá da arte de ler, ouvir e conhecer as experiências dos nossos antepassados. É como descobrir o futuro olhando para o passado.
Não se trata de repeti-lo.
Cada tempo é irrepetível e traz os seus próprios desafios, avanços e retrocessos.
Não se trata de romantizá-lo.
O passado é um tempo com tantas contradições e ambiguidades quanto o nosso.
Se trata de lidar com ele em profunda reverência, a fim de ver onde eles erraram, onde acertaram, onde a experiência deles empresta profundidade à nossa.
Em um mundo com tantos contornos bonitos, tensos, ambíguos e complexos, precisamos nos posicionar como comunidade a partir dessa sabedoria ancestral, precisamos nos visualizar a partir das fotografias dos nossos ancestrais, precisamos olhar para frente observando atentamente os passos que já foram dados.
Por isso, nesse “entremundos: ancestralidade”, queremos falar sobre os nossos ancestrais. Queremos conhecer mais daquelas comunidades e observar atentamente os testemunhos que chegaram até nós a partir deste texto ancestral que chamamos de Bíblia. Nosso objetivo é reler a nossa própria situação hoje, à luz da experiência desses ancestrais. Não queremos repetir nem romantizar. Queremos aprender com aquele testemunho e nos encontrarmos mais uma vez com Deus perante os desafios de hoje.
Confira as fotos do congresso no botão abaixo:
